No período de escolha da profissão, é muito comum as pessoas recorrerem aos testes vocacionais realizados em sites e também é muito comum eu receber mensagem sobre como funciona o teste vocacional. Porém, a Orientação Profissional e de Carreira é um processo diferente e mais aprofundado.
O teste vocacional é uma avaliação que visa identificar os interesses, aptidões e características pessoais de um indivíduo em relação a diferentes áreas de atuação profissional. Fornecendo, assim, uma visão geral e respostas padronizadas. O teste vocacional não considera aspectos importantes como seu momento de vida, contexto, ambiente, habilidades, interesses, valores, objetivos. Ou seja, ele foca em um recorte momentâneo, deixando de lado uma análise mais ampla e profunda que é essencial para uma decisão assertiva.
Por outro lado, a orientação profissional é um processo mais abrangente e individualizado, que envolve uma série de etapas para ajudar o indivíduo a explorar, compreender e decidir sobre sua trajetória profissional de forma consciente e informada. Ela vai além dos resultados de um teste e inclui atividades como entrevistas, análise do histórico pessoal e profissional, identificação de valores, metas e aspirações, pesquisa sobre diferentes campos de trabalho, análise do mercado de trabalho e acompanhamento contínuo do processo de tomada de decisão. Esse processo busca desenvolver o autoconhecimento e também o conhecimento de atividades profissionais e ocupacionais.
Enquanto o teste vocacional oferece uma visão inicial de interesses e aptidões, a orientação profissional oferece um processo mais completo e personalizado para ajudar os indivíduos a tomarem decisões conscientes e construírem uma trajetória profissional alinhada com suas necessidades, valores e objetivos de vida.